José Megre «morreu o pai do todo-o-terreno»

Para todos os apaixonados da aventura por montes, vales e areias, o dia 21 de Fevereiro de 2009 ficará marcado para a história como a data da morte do mais aventureiro português da última metade do séc. XX. José Megre, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal, criador das duas maiores provas nacionais da categoria e organizador de expedições TT, morreu aos 66 anos, vítima de doença prolongada.
Formado em engenharia mecânica, Megre, conhecido como o "pai" do todo-o-terreno em Portugal, foi responsável pelo aparecimento, entre outras competições desportivas, da Baja Portalegre 500, em 1987, e da Baja Portugal 1000, em 1988, prova que é hoje conhecida como Rali Transibérico. Ambas fazem agora parte do calendário internacional da FIA. José Megre também organizou diversas expedições de lazer, em África, na Ásia ou nas Américas, sempre ligado ao todo-o-terreno.
Nos anos 70, o antigo piloto somou três participações no Campeonato do Mundo de ralis e lançou três livros sobre as suas participações no Paris-Dakar, prova rainha do todo-o-terreno mundial, na qual foi um dos primeiros portugueses.

Sem comentários: